Gilberto Carneiro fala sobre PEC dos procuradores e dispara ‘as pessoas têm que conquistar o seu espaço pelo seu trabalho’

gilbertocarneiro

O procurador geral do Estado Gilberto Carneiro disse na manhã desta quinta-feira, 12, que entende o papel do parlamento e respeita o trabalho dos deputados estaduais, mas classificou como abusiva a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que modifica a legislação estadual e determina que o procurador geral seja escolhido entre os procuradores de carreira da Paraíba.

Ele disse que o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu o cargo de procurador geral tem peso de secretária “e por ser um cargo político, ele é de livre nomeação do governador, do contrário teria que estabelecer modificações para as secretarias de Finanças, educação, Administração e nomear apenas profissionais de carreira para todas essas funções. Essa lógica não existe, o STF já decidiu isso”, explicou.

Em entrevista a Rádio CBN, Carneiro disse que os deputados precisam ter cautela nas aprovações de matérias e destacou que “não basta que a oposição tenha uma maioria para fazer as escolhas certas, eu estou absolutamente tranquilo, eu não sou procurador de carreira e só tenho a lamentar que os procuradores de carreira queiram conseguir coisas no uso da força, não é dessa maneira que se conquista uma função”, disparou.

O procurador afirmou ainda que não está legislando em causa própria, “eu tenho a consciência de que sou procurador geral, posso não estar amanhã ou depois, mas tenho a consciência de que não cabe a mim, mas ao Supremo Tribunal Federal decidir sobre isso”.

Gilberto Carneiro finalizou dizendo que a situação “é muito ruim para a democracia, as pessoas têm que conquistar o seu espaço pelo seu trabalho”.

Polêmica Paraíba