Correios brincam com um horror de dinheiro

Por Gonzaga Patriota –  deputado Federal

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Correios brincam Enviar cartas é algo cada vez mais raro, mas os Correios gastaram R$ 42 milhões para alterar a sua logomarca. O novo símbolo, uma flecha amarela e outra azul, apontando para direções opostas, foi lançado no último dia 6 de maio, em Brasília, com a presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e de atletas patrocinados pela empresa.
A criação é assinada pela agência Master Roma Waiteman. A campanha desenvolvida pela agência inclui filmes publicitários nas versões 60, 30, 15 e 5 segundos, anúncios para jornais e revistas, mídia online, rádio, adesivagem dos principais edifícios administrativos da empresa e de parte da frota da estatal nas principais capitais do país. E também cartazes, folders e mala direta para clientes e fornecedores.

O assunto recebeu pouco destaque na mídia, embora já estejam sendo gastos R$ 30 milhões em uma campanha publicitária para divulgar a nova marca. O comercial está sendo veiculado nos intervalos de redes de tevê e rádio do país.

O desenvolvimento da marca custou R$ 390 mil, a criação do pequeno desenho. A troca dos letreiros das 11 mil agências próprias e comunitárias espalhadas pelo país consumirá outros R$ 9,9 milhões, segundo cálculo da estatal, uma média modesta de meros R$ 819 para reformar cada agência.

De acordo com o mercado, entretanto, estimativas muito maiores, na faixa de mais de R$ 100 milhões.

Edifícios dos Correios e pequenas agências terão de passar por reformas em alguns casos para a troca de placas e letreiros não só nas fachadas, mas nas partes internas desses locais. Outro número curioso é a cifra informada pela empresa para trocar a identidade visual de sua frota de 16 mil veículos. A estatal alega que será necessário gastar R$ 1,7 milhão para adaptar esses 16 mil carros. Ou seja, apenas R$ 106 por veículo.

Por que esse número é curioso? Porque os Correios informaram inicialmente que o custo total para adaptar os carros e caminhões à nova logomarca seria de R$ 30 mil. Depois de vários questionamentos, os Correios apareceram com a nova cifra, de R$ 1,7 milhão.

O titubeio da estatal sobre quanto vai custar essa operação pode significar duas coisas: ou os números reais estão sendo sonegados ou houve pouco planejamento na operação da mudança da marca da empresa. Ou as duas coisas.

É importante lembrar que os Correios estiveram na gênese do escândalo do mensalão, em 2005, quando um de seus funcionários foi filmado recebendo propina em dinheiro. Depois, os contratos de publicidade da empresa foram questionados por causa de suposto desvio de verbas.

Os Correios estão fazendo esse investimento num momento em que o negócio histórico da empresa está em decadência: o envio de cartas. Também é curioso que seja feito tanto investimento por uma empresa que não têm concorrentes.

No Brasil, o mercado de correspondências é um monopólio estatal nas mãos dos Correios. Trata-se de um negócio em franco declínio no mundo inteiro, que tende a ser mínimo no futuro – o volume estaria estagnado há cinco anos, são cerca de 6,5 bilhões de cartas, cartões e telegramas por ano. A empresa, entretanto, não explica a razão pela qual esse fenômeno existe no Brasil, contrariando a tendência mundial.

Já o ramo de entrega de encomendas e cartas expressas é aberto à competição privada de empresas nacionais e estrangeiras. Cerca de 60% da renda dos Correios vêm desse serviço, do qual o Sedex é o carro-chefe. Mas a reformulação da identidade visual não abrange o produto mais lucrativo da empresa.

Além das propagandas que faz na tevê, os Correios não demonstram muita capacidade de inovação. Em setembro de 2013, o Ministério das Comunicações, que comanda os Correios, anunciou que a empresa estudava criar um serviço público e gratuito de e-mail com criptografia, para tentar evitar espionagem como a realizada pelo governo dos Estados Unidos. A previsão inicial era oferecer o serviço no segundo semestre deste ano, mas os Correios informaram que o lançamento deve ficar para 2015.

A empresa afirmou que nenhum letreiro, embalagem, papel timbrado ou uniforme será jogado fora devido à adoção da nova logomarca. Segundo a estatal, todos esses itens serão substituídos por novos no prazo de dois anos, na medida em que forem utilizados ou encerrarem sua vida útil.

Toda a transação é muito nebulosa. Principalmente quando nos lembramos de que há pouco tempo os funcionários dos Correios estavam em greve. A presidência falava que não tinha condições de atender ao comando grevista. Os funcionários voltaram. Quanto foi o aumento?

Com a palavra o senhor presidente dos Correios…

Deputado Federa