O empenho pessoal da presidente da República, Dilma Rousseff, no sentido de viabilizar a conclusão imediata do projeto de transposição de águas do Rio São Francisco para os Estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará é muito importante para que o homem do semiárido nordestino possa vislumbrar, a curto prazo, uma realidade de dias marcados por melhores condições de vida e respeito à sua dignidade, segundo ressaltou a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) em entrevista concedida na manhã desta terça-feira (13).
Até dezembro deste ano de 2014, segundo afirmou o ministro Francisco Teixeira, da Integração Nacional, o governo espera concluir 75% das obras da transposição, e a previsão é de que o projeto seja concluído até o final de 2015. Até agora foram executados 57% da obra, incluindo-se o túnel Cuncas II, da Meta 3N, que fica localizado em São José de Piranhas, com desemboque na zona rural de Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba. O Cuncas II faz parte do antigo lote 14 do Projeto de Integração do São Francisco (PISF), e corresponde ao primeiro trecho de obra a ser inaugurado pela presidente Dilma.
Para Nilda Gondim, a conclusão da obra é perfeitamente possível e necessária, e a presença de Dilma Rousseff, nesta terça-feira (13), nos Estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco demonstra o compromisso pessoal da presidente no sentido de transformar em realidade um sonho que já dura mais de cem anos. “Desde que assumiu a Presidência da República, Dilma Rousseff se mostrou sensível a essa grande obra que será a redenção do Nordeste”, comentou a deputada paraibana. Ela acrescentou que “a escassez de água é muito grande, e o nordestino, tão sofrido pela seca, não pode continuar à mercê de carros-pipa”.
PAC 2 – A deputada federal Nilda Gondim também reconheceu o empenho da presidente Dilma Rousseff no sentido de dar continuidade ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), criado na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inclusive ampliando consideravelmente as ações em benefício dos municípios com populações de até 50 mil habitantes em todo o País.
Na terça-feira (06) da semana passada a presidente Dilma divulgou a relação dos municípios que serão beneficiados com recursos da segunda etapa do PAC-2. A lista inclui 52 cidades paraibanas que serão contempladas com projetos de esgotamento sanitário e abastecimento de água.
Conforme observou Nilda Gondim, os recursos serão liberados através da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), administrada na Paraíba pela superintendente regional Ana Cláudia Vital do Rêgo. “A Superintendência Regional da Funasa dará todo o suporte técnico aos municípios, e as ações serão executadas em conformidade com os projetos elaborados pelas prefeituras das cidades beneficiadas”, ressaltou.
A Paraíba, segundo a deputada Nilda Gondim, é o quarto Estado que foi mais beneficiado pelo PAC-2. “O primeiro é Minas Gerais, o segundo é o Paraná, o terceiro o Piauí e o quarto a Paraíba, onde 52 municípios foram contemplados agora, e outros ainda virão”, comentou, acrescentando que “a superintendente Ana Cláudia, juntamente com toda a equipe da Funasa, está encaminhando e acompanhando todas as ações em favor dos municípios com população de até 50 mil habitantes”.
Municípios paraibanos incluídos no PAC-2
1. Santo André (esgoto)
2. Damião (esgoto)
3. Ingá (esgoto)
4. Santa Inês (água)
5. Bom Jesus (esgoto)
6. Camalaú (esgoto)
7. São José de Espinharas (água)
8. Barra de São Miguel (esgoto)
9. Pedra Lavrada (água)
10. Quixaba (esgoto)
11. Aparecida (esgoto)
12. Matureia (esgoto)
13. Araçagi (água)
14. Aguiar (água)
15. Imaculada (água)
16. Tavares (esgoto)
17. São José da Lagoa Tapada (esgoto)
18. Santarém (água)
19. Nazarezinho (esgoto)
20. Paulista (água)
21. Boa Ventura (esgoto)
22. São Domingos de Pombal (esgoto)
23. Santana dos Garrotes (esgoto)
24. Riachão (esgoto)
25. Sumé (esgoto)
26. São Domingos do Cariri (esgoto)
27. Caraúbas (água)
28. Barra de Santa Rosa (água)
29. São Francisco (esgoto)
30. Gurjão (esgoto)
31. Triunfo (esgoto)
32. Juazeirinho (esgoto)
33. São João do Rio do Peixe (água)
34. Vista Serrana (esgoto)
35. Congo (água)
36. Cachoeira dos Índios (esgoto)
37. Bom Sucesso (água)
38. Parari (esgoto)
39. São Bentinho (esgoto)
40. Boqueirão (esgoto)
41. Santa Helena (esgoto)
42. Condado (água)
43. Piancó (esgoto)
44. Mãe D’água (esgoto)
45. Soledade (esgoto)
46. São João do Cariri (esgoto)
47. Riacho dos Cavalos (esgoto)
48. Poço de José de Moura (esgoto)
49. Monteiro (esgoto)
50. Pombal (esgoto)
51. São Bento (água)
52. Emas (água)