No Dia da Enfermagem, deputado cobra votação das 30 horas para enfermagem

Wilson Filho

Uma sessão solene em homenagem à Semana da Enfermagem, proposta pelo deputado federal Wilson Filho (PTB), foi realizada nesta segunda-feira (12), na Câmara Federal, em Brasília e contou com a participação de diversos profissionais de enfermagem. Na ocasião, o parlamentar paraibano cobrou a inclusão na pauta para votação do PL 2295/2000, mais conhecido como PL 30 Horas.

De acordo com o deputado, que preside a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem na Câmara Federal, a sessão – que ocorreu Dia da Enfermagem – teve o objetivo de ressaltar a importância do trabalho desempenhado pelos profissionais da enfermagem e avaliar a situação atual da categoria no país.

“A enfermagem necessita ser ouvida e precisa, principalmente, de mais respeito. É uma categoria tão importante para a saúde do país, mas que está sendo desvalorizada. O enfermeiro tem papel fundamental no educar para a saúde e no cuidado com os pacientes. O momento é de celebração, mas não sei se a categoria tem muita coisa para comemorar”, comentou Wilson Filho.

 

A luta pela jornada de trabalho de 30 horas para trabalhadores da área da saúde foi um dos temas discutidos na sessão. O deputado lembrou que há mais de uma década os profissionais lutam e cobram a aprovação do Projeto de Lei do Senado 2.295/2000, mais conhecido como PL 30 Horas, que estabelece a jornada máxima de 30 horas semanais para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

 

“A valorização da enfermagem deve ser feita. Estou junto com os profissionais da saúde nesta luta, pois a redução da carga horária irá aumentar a oferta de trabalho e também diminuir o estresse no exercício da atividade, resultando em melhoria na assistência e humanização dos serviços prestados”, ressaltou Wilson Filho lembrando que a redução da jornada de trabalho é essencial para garantir o bom desempenho da profissão.

 

Wilson Filho tem promovido debates, discursos e articulado em Brasília mobilizações em defesa dos Enfermeiros e reconhece que aprovação do PL 30 Horas deve ser urgente. “Vou continuar usando o meu mandato para defender a categoria. A votação do projeto deve ser o mais rápido possível”, falou.