Uma comissão do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Urbanas da Paraíba (Stiupb) participou de um encontro com o secretário de Gabinete do Governo da Paraíba, Lúcio Flávio, nesta quarta-feira (6). Na ocasião, o representante do Governo ouviu as reivindicações dos funcionários da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e se prontificou em encaminhá-las para o governador Ricardo Coutinho ainda na tarde de hoje.
Os funcionários estão em greve desde a segunda-feira (4) em quase toda a Paraíba. Apenas o município de João Pessoa não participa do movimento grevista. Ainda nesta quarta-feira à tarde será realizada uma assembleia para decidir se a greve continua.
De acordo com Wilton Maia, presidente do Stiupb, entre as reivindicações apresentadas estão o reajuste salarial de 7%, a demissão dos comissionados, a contratação imediata dos concursados e o sucateamento da Cagepa.
“A conversa foi tranquila. Apresentamos nossas reivindicações e o professor Lúcio Flávio afirmou que as enviaria ainda hoje à tarde para o governador. Nós esperamos que elas sejam atendidas”. Wilton disse também que as reivindicações vão além do reajuste: “Falta condição mesmo de trabalho. Não é possível trabalhar no esgoto sem luvas e sem botas. Se não cobrar do governador, eu vou cobrar de quem?”.
Na terça-feira (5) um internauta flagrou funcionários da Cagepa trabalhando sem nenhum Equipamento de Proteção Individual (EPI) e ainda com trajes de passeio (sandália e bermuda).
Ainda hoje os representantes do sindicato participam de uma rodada de negociação com a direção da Cagepa. Sobre a recomendação da suspensão da greve pelo Ministério Público do Trabalho, Wilton lembrou que foi uma orientação. “Tivemos audiência na segunda e o MPT nos orientou a voltar as negociações para resolvermos os problemas”, finalizou.
Do Blog com Paraíba1