Cássio Cunha Lima se mostrou confiante na recuperação do seu pai, o ex-governador Ronaldo Cunha Lima. O tucano explicou que no próximo dia 25, em São Paulo, Ronaldo se submeterá a uma punção pulmonar com agulha através da parede torácica que vai permitir o diagnóstico definitivo sobre o nódulo.
“O médico assegura que o nódulo ainda é inicial, tem um centímetro e meio. Está localizado apenas no pulmão. Foi feito um exame chamado PET Scan que localiza qualquer tipo de metabolismo atípico das células em todo o corpo. O PET Scan não identificou nenhum problema em nenhuma outra área”, frisou.
O PET Scan (ou PET/CT) é a sigla para Positron Emission Tomography ou, em português, Tomografia por Emissão de Pósitrons. É uma modalidade de diagnóstico por imagem que permite avaliar funções importantes do corpo, tais como o fluxo do sangue, o uso do oxigênio, e o metabolismo do açúcar (glicose), ajudando aos médicos a avaliar como os órgãos e os tecidos estão funcionando.
Segundo Cássio, o tratamento do nódulo será feito através de radioterapia. “O médico nos garante que a técnica da radioterapia é bem recente e que vai, se Deus quiser, levar o poeta à cura se é que vai ser confirmado o diagnóstico da malignidade”, comentou.
O ex-governador ressaltou que outra opção seria uma cirurgia, mas o próprio Ronaldo e a família optaram por um tratamento menos traumático que é a radioterapia e falou da confiança do pai. “Ele está firme e tranquilo. Ronaldo é uma baraúna, é um homem forte que não se deixa dobrar e está muito confiante. Ele terá um tratamento exitoso e estará curado dessa possível enfermidade”, disse.