Cássio diz que não será candidato a governador se Cícero Lucena for candidato ao Senado

POR JOSIVAL PEREIRA
Cássio diz que não será candidato a governador se Cícero Lucena for candidato ao Senado

O senador Cássio Cunha Lima acaba de deixar claro que não aceita a composição da chapa majoritária para a disputa das eleições de outubro na Paraíba com os cargos de governador e senador compostos por integrantes do PSDB, descartando, assim, a possibilidade de o senador Cícero Lucena disputar à reeleição. No entanto, Cássio já acena com a possibilidade de Cícero ser candidato a deputado federal.
Na verdade, o pré-candidato tucano ao governo do Estado disse, em entrevista ao programa Correio Debate, que a decisão final deverá ser do PSDB, mas adiantou que, se o partido optar pela candidatura de Cícero Lucena ao Senado, ele não será candidato a governador.
Cássio negou que Cícero esteja sendo descartado nas composições para formação da chapa liderada pelo PSDB. Disse que não via demérito em um senador ser candidato a deputado federal, citando o caso do pai, Ronaldo Cunha Lima, que em 2002 deixou de disputar a reeleição ao Senado e foi apenas candidato a deputado federal. Citou ainda alguns exemplos nacionais, como os dos senadores Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Alfredo Nascimento (PP-AM), que serão apenas candidatos a deputado federal agora em 2014, além do caso do ex-presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, que em 2010 era senador e foi candidato à Câmara Federal.
Lembrando declarações do próprio senador Cícero Lucena de que a prioridade seria disputar o governo do Estado, o senador Cássio Cunha Lima confirmou que o objetivo de deixar vago o espaço de candidato ao Senado para oferecer a outro partido é aumentar a composição do tempo da propaganda eleitoral na televisão e no rádio.
Com o mesmo propósito, Cássio confirmou que existem cogitações para que o deputado Ruy Carneiro seja o candidato a vice-governador, abrindo mão de suas bases eleitorais para atrair a adesão de outros partidos. Haveria, segundo o próprio Cássio, negociações com o Solidariedade, do deputado Benjamim Maranhão; o PSC, do deputado Leonardo Gadelha, e o PROS, do deputado Major Fábio.
Comentário
A situação do senador Cícero Lucena está definitivamente nas mãos de Cássio Cunha Lima, já que ele tem absoluto controle do PSDB. Quando Cássio diz que a decisão será do partido, leia-se dele próprio.
Pelo visto, Cássio evolui para oferecer a Cícero Lucena a possibilidade de ser candidato a deputado federal. Só que vão surgir dois problemas. O primeiro, para o próprio Cícero. Se as bases de Ruy serão oferecidas a outros partidos, ele será lançado à própria sorte. O segundo problema ficará para os partidos a serem atraídos. Não podem contar com as bases de Ruy Carneiro em João Pessoa, já que a votos dele na Capital se confundem com os próprios votos de Cícero Lucena. Ou seja, em Cícero Lucena sendo candidato a deputado federal, dificilmente Ruy Carneiro conseguirá transferir votos para outros candidatos em João Pessoa. Se prometer, terá dificuldade de entregar.

por Josival Pereira