A Páscoa

Onaldo Queiroga

feliz_pascoa

A semana santa tem início solenemente no Domingo de Ramos, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém para comemorar a Páscoa Judaica. Na segunda-feira, rememoramos a prisão de Jesus. Na terça-feira, são lembradas as sete dores de Nossa Senhora. Dia de penitencias, onde os cristãos costumam pagar promessas. É o dia do encontro de Jesus e Maria no Caminho do Calvário. A quarta-feira, é o dia a piedosa procissão marcada pelo encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Na quinta-feira, pela manhã ocorre a celebração do crisma, ocasião em que são abençoados os óleos que serão usados no sacramento do batismo, crisma e unção dos enfermos. A noite é dedicada para se relembrar os três gestos de Jesus quando da Última Ceia: A Eucaristia, o Lava-pés e a instituição do sacerdócio. Na sexta-feira, a Igreja recorda a morte de Jesus e celebrada de forma solene a Ação Litúrgica, Paixão e a Adoração da Cruz. Já o sábado, os cristãos aguardam a ressurreição de Jesus.

O Domingo de Páscoa constitui o dia mais importante para a fé cristã, data da ressurreição de Jesus, onde Ele vence a morte para mostrar o valor da vida. Por isso, a Páscoa significa passagem, celebração importante da Igreja Cristã, onde se comemora a Ressurreição de Jesus Cristo. Contudo, é bom esclarecer que Páscoa é comemorada em diversos países e, existem alguns símbolos que foram ao longo do tempo incorporados a Páscoa. Um deles é o coelho. Esse animal passou a ser símbolo, tendo em vista que em tempos idos, no hemisfério norte, a celebração da Páscoa ocorria no fim do período de inverso e começo da primavera, momento em que os coelhos apareciam nos campos com seus filhotes, pois era tempo da fertilidade. Já outro símbolo bem conhecido é o ovo, que representa o início da vida, por isso, desde da antiguidade era costume dos povos do velho mundo, no período da Páscoa, presentear amigos com ovos, no intuito de desejar felicidade na vida.

Mas, atualmente vislumbra-se um apego maior voltado para os símbolos, tanto para o coelho, como principalmente para os ovos de Páscoa. Estes ganharam um incremento, o chocolate que, os tornaram um produto altamente comercial que alavanca e movimenta inúmeros empregos, como proporciona lucratividade para a indústria e para aqueles que lidam com as vendas desse produto. Outro ponto que nos chama atenção é que o feriadão da Semana Santa também vem servindo para que ocorra um incremento maior do turismo, tanto no âmbito interno, como para o exterior. Com isso, o lado religioso muitas vezes fica esquecido. A humanidade precisa se voltar mais para Deus. O coelho e ovo são símbolos importantes. Mas, o homem deve refletir a importância dos Ensinamentos deixados por Jesus, Esse sim, caminho para a paz e o amor.

[email protected]