O bolero que embala (e atrapalha) PT – PMDB

POR WALTER SANTOS

CARTAXO E VENE

A decisão do Partido dos Trabalhadores de eliminar a possibilidade de candidatura própria em 2014 é o mais eloqüente sinal de que vai mesmo se coligar na disputa majoritária do Estado, isto é, deverá encaminhar-se, agora através de Comissão, para um desfecho que desaguará numa composição com o PMDB – leia-se Veneziano Vital.

Na prática, o PT quer construir uma aliança ocupando a Senatória, cujo nome só será definido mais na frente, e busca debater com o PMDB as formas e circunstâncias da disputa proporcional na Câmara Federal e Assembléia Legislativa sabendo do peso que o partido liderado pelo ex-governador José Maranhão tem na conjuntura.

Mas, nos últimos dias, surgiram alguns entreveros ruins na relação dos dois partidos com a destituição da liderança do deputado Anisio Maia e o “arranca rabo” envolvendo os pemedebistas Trocolly Junior e Gervásio Maia em cima do petista. No encontro de sábado isto foi mencionado algumas vezes, inclusive pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.

SEM JOGO ABERTO, AS DIFICULDADES

A legitimidade do encaminhamento do PT sinaliza de fato uma composição com o PMDB, mas por inexistir um processo mais célere e transparente entre as partes na aplicação e solução dos imbróglios existentes, a exemplo da crise na Assembléia Legislativa, eis que a conjuntura termina criando mais agonia na vida do pré-candidato Veneziano.

Trocando em miúdos, enquanto mais tempo passa mais tempo se perde em não se avançar numa estratégia publica bem definida porque, como não há espaço vazio, este termina ocupado pela emulação de conflito entre Ricardo e Cássio.

LUIZ COUTO SEM A MESMA FORÇA

O deputado federal Luiz Couto se fez presente ao Encontro petista mas sem reproduzir a condição decisiva como em tempos passados. Chegou, foi à mesa principal, ainda teve aliados querendo insinuar Ricardo mas por absoluta falta de espaços e condições acabou saindo mais cedo.

De fato, o clima interno no PT para o Padre não reproduz mais a condição de antes. É hoje minoritário.

LENILDO, SENADOR

O vice-prefeito de Patos pelo PT assegurou que vai estar registrando sua candidatura ao Senado.

– Vou submeter meu nome à grande plenária pois quero apresentar propostas – argumentou.

MOÇÃO PRÓ ANISIO

No Encontro, eis que, após discussão, acabou havendo a aprovação de Documento favorável ao deputado Anisio Maia. Eis o teor na integra:

ENCONTRO DE TÁTICA ELEITORAL
MOÇÃO DE APOIO E SOLIDARIEDADE

O Encontro de Tática Eleitoral do PT da Paraíba, reunido neste dia 12 de abril do corrente ano, sobre os últimos acontecimentos relativos à Liderança da Bancada de Oposição na AL PB, envolvendo o nosso Deputado Estadual Anísio Maia, vem de público expressar:

1 – Vem manifestar solidariedade ao Deputado Anísio Maia em virtude dos ataques que tem sofrido na Assembleia Legislativa por parte de Parlamentares do PMDB;
2 – O Deputado Anísio Maia sempre foi uma referência na esquerda paraibana e sua atuação parlamentar é digna na história que representa o PT;
3 – Por fim, Reafirmamos nosso apoio e que o Deputado Anísio Maia mantenha sua postura combativa na Assembleia Legislativa da Paraíba.
João Pessoa, 12 de Abril de 2014.

ÚLTIMA

“São dois pra lá/ dois pra cá…”