JAMPA DIGITAL: SENADO PODE ASSUMIR INVESTIGAÇÃO DIZ RENAN

Renan_Calheiros

O Caso do Jampa Digital deve ser investigado no Senado, é o que revelou ontem (10), o presidente Renan Calheiros (PMDB). Ele defende que a comissão não investigue assuntos ligados à Petrobras. Para Renan, a CPI tem que apurar a relação do Ministério da Ciência e tecnologia com a empresa Ideia Digital.

Conforme matérias na mídia nacional, Renan cita a corrupção que houve com o dinheiro público no Ministério da Tecnologia, inclusive para pagar marqueteiros nas campanhas eleitorais.

Relembre o caso

A Operação Logoff, deflagrada pela Polícia Federal apreendeu provas de irregularidades na aplicação de recursos (R$ 4,7 milhões) repassados à Prefeitura de João Pessoa/PB pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio do Programa Jampa Digital, destinado a propiciar serviços de internet gratuita à população do município.

As irregularidades referem-se ao procedimento licitatório e à execução do contrato firmado entre a Prefeitura de João Pessoa/PB e a empresa Ideia Digital, vencedora do certame, realizado em 2009, para  implementação do programa. Foi constatado que a combinação de valores entre as empresas licitantes a fim de fraudar o caráter competitivo da licitação e o desvio de recursos públicos em razão de superfaturamento por sobrepreço. Constatou-se ainda que a empresa Ideia Digital chegou a utilizar um de seus empregados para representar outra empresa no processo licitatório.