Relatório da ONU: 2 das 11 cidades com mais assassinatos do mundo estão na Paraíba

maoarmada

O relatório da Organização das Nações Unidas, divulgado hoje, coloca duas cidades da Paraíba entre as mais violentas com base em assassinatos praticados no ano de 2012. Entre as onze cidades brasileiras citadas no relatório elaborado pelo Escritório sobre Drogas e Crime das Nações Unidas, João Pessoa figura em nono lugar e Campina Grande aparece em vigésimo quinto.

O levantamento do Escritório sobre Drogas e Crime da ONU aponta Maceió como a quinta cidade em homicídios por cada 100 mil habitantes. Fortaleza está na sétima posição e João Pessoa, em nono. A América Latina desbancou a África como a região mais violenta. Já Honduras é hoje o país com maior número de assassinatos por 100 mil habitantes. O índice registrado naquele país aponta para o que os pesquisadores chamam de “situação fora de controle”. O segundo país mais violento é a Venezuela, seguido por Belize e El Salvador.

De acordo com a pesquisa da ONU, foram assassinadas 437 mil pessoas em 2012, das quais 36% nas Américas, a maior parte na Central e na do Sul. O Brasil é o país com mais cidades na lista da violência, seguindo pelo México, com seis – ambos são os países mais populosos da América Latina. Venezuela e Colômbia têm três cidades e Honduras e Estados Unidos, duas. Além de Maceió, Fortaleza e João Pessoa, foram listadas pelo levantamento das Nações Unidas Natal (12ª posição); Salvador (13ª); Vitória (14ª); São Luís (15ª); Belém (23ª); Campina Grande (25ª); Goiânia (28ª); e Cuiabá (29ª).

Polêmica Paraíba