Opinião popular

GUERRA DAS PESQUISAS ELEITORAIS: Das 66 registradas na PB, já há judicialização e questionamento dos resultados

Foto: Marcelo Júnior / Polêmica Paraíba
Foto: Marcelo Júnior / Polêmica Paraíba

Em ano eleitoral, é comum ver diversas pesquisas eleitorais sendo realizadas por institutos de pesquisa, que perguntam aos eleitores quais são suas intenções de voto para o pleito vindouro em questão.

Pensando nisso, o Polêmica Paraíba resolveu levantar quantas dessas pesquisas já foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) em 2024.

Ao todo, até a data de fechamento desta matéria, 66 pesquisas eleitorais foram registradas no estado, distribuídas em 33 cidades.

A cidade que mais teve pesquisa registrada foi João Pessoa, com oito levantamentos feitos ou em andamento na cidade. Na sequencia aparecem Tavares e São Bento, com cinco pesquisas registradas para cada.

Brigas e judicializações

Ao mesmo tempo que pesquisas eleitorais são registradas e feitas, um outro lado da corrida eleitoral também acontece envolvendo esse tema: judicializações e contestações dos resultados.

Por exemplo, a pesquisa registrada sob o número PB-07453/2024, que foi realizada em São Bento no último dia 11, foi impugnada pela Justiça Eleitoral e teve a divulgação do resultado suspenso após denúncia do grupo de oposição da cidade de que o levantamento não cumpria os requisitos de espaço amostral de entrevistados.

Outro exemplo de questionamentos durante o período de pesquisas eleitorais é quanto à inconstância com os resultados. Para este exemplo, três pesquisas realizadas com resultados divulgados em João Pessoa, as de número PB-01391/2024, PB-07021/2024 e PB-04853/2024.

A primeira, realizada pelo Certifica Consultoria e Pesquisa trouxe na pesquisa estimulada (quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos) Cícero Lucena em primeiro com 37%, Ruy Carneiro em segundo com 20%, Luciano Cartaxo em terceiro com 16% e Marcelo Queiroga em quarto com 10%.

A segunda, realizada pelo Datavox, trouxe novamente Cícero em primeiro, desta vez com 38%, Luciano Cartaxo em segundo com 13,8%, Ruy Carneiro em terceiro com 13,4% e Marcelo Queiroga em quarto com apenas 5,2%, valores bastante diferentes para Ruy Carneiro e Marcelo Queiroga em comparação com a primeira.

O terceiro, realizado pelo Instituto Índice, mostra Cícero em primeiro com 40,9%, Ruy Carneiro em segundo com 14,5%, Luciano Cartaxo em terceiro com 14,3% e Queiroga em quarto com 13,5%.

Confira a relação das cidades com pesquisas registradas e suas respectivas quantidades:

João Pessoa: 8

Tavares: 5

São Bento: 5

Campina Grande: 4

Paulista: 4

Princesa Isabel: 4

Santa Rita: 3

Guarabira: 2

Pirpirituba: 2

Cajazeiras: 2

Bayeux: 2

Ingá: 2

Mamanguape: 2

Piancó: 2

Belém: 1

Sapé: 1

Bom Sucesso: 1

Monteiro: 1

Baía da Traição: 1

Juru: 1

Santa Helena: 1

Imaculada: 1

Cabedelo: 1

Jacaraú: 1

Quixaba: 1

Patos: 1

Itabaiana: 1

São Miguel de Taipu: 1

Lagoa Seca: 1

Queimadas: 1

Cacimba de Areia: 1

São Vicente do Seridó: 1

Sousa: 1