Honraria

Artesanato paraibano conquista Reconhecimento de Excelência da Unesco e do Conselho Mundial do Artesanato

A Paraíba conquistou, na última sexta-feira (19), em Santiago, capital do Chile, o reconhecimento da Unesco e do Conselho Mundial do Artesanato (CMI) de que o artesanato produzido no Estado é de "Excelência".

Artesanato paraibano conquista Reconhecimento de Excelência da Unesco e do Conselho Mundial do Artesanato

A Paraíba conquistou, na última sexta-feira (19), em Santiago, capital do Chile, o reconhecimento da Unesco e do Conselho Mundial do Artesanato (CMI) de que o artesanato produzido no Estado é de “Excelência”.

Selo que atesta que a produção paraibana se moderniza e preserva, ao mesmo tempo, a sua identidade cultural — proeza que tem sido conquistada por meio de uma série de capacitações, entre outros incentivos, para o segmento promovidas pelo Governo da Paraíba.

O Reconhecimento de Excelência para o Artesanato Sul-americano tem como objetivo incentivar o artesanato de qualidade, com inovação e preservação da continuidade e sustentabilidade da diversidade de técnicas e tradições culturais.

A artesã responsável pela conquista paraibana é Marlene Leopoldino, rendeira do município de Monteiro, no Cariri — uma echarpe feita por Marlene com desenhos de tilápia, peixe comum na região, e com cores bem vivas, conquistou a experiência e a acuidade técnica de um seleto júri.

Além do Brasil, os países que concorreram ao selo de Reconhecimento de Excelência da Unesco e do CMI foram Bolívia, Chile, Equador, Uruguai, Peru e Paraguai — com exceção da Bolívia, todos garantiram o reconhecimento. Foram 96 peças inscritas de sete países, com a participação de um júri internacional selecionado pelo Conselho Mundial do Artesanato. A peça de Marlene passa a integrar o acervo permanente do Museu Tomás Lago de Arte Popular Americana (Mapa).

A presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, em mensagem conjunta com o governador João Azevêdo, comemorou a conquista e ressaltou ser fruto dos investimentos do Governo da Paraíba no segmento e do empenho dos artesãos.

“A Paraíba, mais uma vez, brilha no cenário internacional, com esse reconhecimento muito importante para o nosso artesanato, que fortalece ainda mais a visibilidade que o nosso artesão, que a nossa artesã têm conquistado. É um reconhecimento de Monteiro, da artesã Marlene Leopoldino, muito dedicada, muito esforçada, mas também de toda a população paraibana”, afirmou.

“O Governo do Estado agradece a confiança que todos os artesãos e artesãs depositam na politica desenvolvida pelo PAP. Investimentos que geram renda e dignidade para quem faz parte desse processo. Viva Marlene, Viva o Cariri, Viva o artesanato, Viva a Paraiba”, prossegue a mensagem.

Inspiração e reconhecimento 

A conquista da paraibana Marlene Leopoldino é a demonstração de que os investimentos do Governo da Paraíba no artesanato têm surtido efeitos além da expectativa. Se não fosse a participação de Marlene no Desfile #SomosTodosParaiba, em 2020, resultado de uma oficina de capacitação com o renomado estilista Ronaldo Fraga, talvez ela não tivesse tido a inspiração para produzir a peça que conquistou o Reconhecimento de Excelência da Unesco e do CMI.

“Eu peguei as cores desse desfile, as cores de Flávio Tavares, e coloquei na peça, cores fortes que são muito valorizadas em países como Chile e Peru — eles gostam muito do colorido. De repente, tive a ideia de criar essa echarpe, mostrei a Marielza, que achou linda. Então, fui embora trabalhar no acabamento”, contou, revelando que a montagem da peça foi feita em menos de cinco dias.

Rendeira há mais de 30 anos, aos 54 anos de idade Marlene não tem dúvidas sobre a importância de se buscar qualificação. “Essas oficinas com estilistas de renome, como Ronaldo Fraga e Renato Imbroisi, me ajudaram muito no meu desenvolvimento profissional, aliado ao fato de eu fazer o que gosto, dividir com o nosso grupo, como a minha parceira Ana Paula, presidente da Associação das Rendeiras da Renda Renascença do Cariri Paraibano. Tudo isso tem gerado esses resultados, que agradeço demais”, concluiu.